segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Documentos Importantes para as aulas de Educação Física

Desejando a todos os Professores de Educação Física um ótimo início de ano letivo, encaminhamos alguns documentos muito importantes para o bom desenvolvimento das aulas em todos os segmentos de ensino.

1 – Orientações Curriculares para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental:
O documento, elaborado por Professores de Educação Física da rede, em conjunto com PCNP e representantes da CGEB, apresenta o suporte ao currículo da disciplina para o trabalho com os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
As orientações auxiliam o professor na reflexão sobre a sua didática, sua prática e também no planejamento de suas atividades, trazendo em detalhes a matriz curricular e as expectativas de aprendizagem, sugerindo os conteúdos e os temas a serem abordados em cada série/ano, além de projetos multidisciplinares.
 Clique AQUI para acessar as Orientações Curriculares para os Anos Inicias do Ensino Fundamental.

2 – Currículo, Cadernos de apoio ao Currículo para os Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio:
O Currículo apoia o trabalho realizado nas escolas estaduais e pretende contribuir para a melhoria da qualidade das aprendizagens dos alunos. Os cadernos para o Professor e para o Aluno, elaborados por Professores de Educação Física da rede em conjunto com PCNP e representantes da CGEB, apresentam o suporte a este currículo da disciplina, para o trabalho com os alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
As orientações auxiliam o professor na reflexão sobre a sua didática e sua prática e, também, no planejamento de suas atividades, trazendo em detalhes a matriz curricular e as competências e habilidades, sugerindo situações de aprendizagem com os conteúdos e os temas a serem abordados em cada série/ano.
 Clique AQUI para acessar o Currículo para os Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio;
 Clique AQUI para acessar os Cadernos do Professor – Volume 1;
 Clique AQUI para acessar os Cadernos do Professor – Volume 2;
 Clique AQUI para acessar os Cadernos do Aluno – Volume 1;
 Clique AQUI para acessar os Cadernos do Aluno – Volume 2.

3 – Matriz de Avaliação Processual:
O documento apresenta os conteúdos, competências e habilidades propostas pelo Currículo e presentes nos Cadernos do Professor e do Aluno e, sinaliza os percursos de aprendizagem que devem ser assegurados aos estudantes da rede pública estadual.
As orientações auxiliam o professor a refletir sobre a necessidade da priorização, da retomada e do aprofundamento ou da complementação do trabalho com as habilidades desenvolvidas ao longo dos segmentos, levando em consideração o ensino em espiral e o aumento do grau de domínio das habilidades que é avaliado nas edições da Avaliação de Aprendizagem em Processo (AAP) e pelo SARESP.
 Clique AQUI para acessar a Matriz de Avaliação Processual.

4 – Modelo de Anamnese:
O documento auxilia o professor no reconhecimento das possíveis limitações de seus alunos, relacionadas à prática das atividades físicas em suas aulas.
Lembramos que a ficha deverá ser preenchida pelos pais e/ou responsáveis pelo aluno e, quando devolvida, deverá ser disponibilizada em local de fácil acesso (de preferência, nas abas dos diários de classe), para consultas posteriores. 
Clique AQUI para acessar o Modelo de Anamnese.