sexta-feira, 20 de maio de 2016

Dia do Desafio - 2016

O Dia do Desafio (Challenge Day) foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha.

Trata-se de uma campanha que mobiliza pessoas para que, juntas, possam adotar novos comportamentos, modificar hábitos sedentários e vivenciar atitudes para uma vida mais saudável, por meio das práticas físico-esportivas, respeitando as preferências, habilidades e limitações de cada um. Acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias. O SESC SP coordena o evento no Continente Americano desde 2000.

Dando continuidade às ações de sensibilização e conscientização de toda a comunidade escolar com relação aos inúmeros benefícios que a prática regular da atividade física traz a todos, a Secretaria de Estado da Educação apoia mais uma vez essa iniciativa do SESC (em parceria com as Prefeituras Municipais), incentivando a participação das Escolas Estaduais, na programação do Dia do Desafio 2016 a ser desenvolvida em todos os municípios do Estado de São Paulo que se inscreveram oficialmente para o evento que, este ano, será no próximo dia 25 de maio. Essa será a 22ª edição de uma campanha que incentiva a prática de esportes e atividades físicas, com inclusão de pessoas de todas as idades, em especial dos jovens, e se realiza por meio de uma competição amigável entre os municípios inscritos, e neste ano, a cidade de Guarulhos irá “competir” com a cidade de Monterrey (México).

Vale lembrar que a prática de atividades físicas se encontra presente no dia a dia das nossas escolas, por meio da efetivação do Currículo de Educação Física durante as aulas, e que datas como a do Dia do Desafi” são momentos de “celebração” que trazem a reflexão e a validação da importância da atividade física para a saúde dos indivíduos. Desta forma, espera-se o envolvimento de todas as escolas na realização desse importante evento.

Assim, aguardamos o envio de apenas uma foto de alguma das ações desenvolvidas para o e-mail: diegods80@yahoo.com.br, até o dia 29/05 para postagem no blog de Educação Física e envio para as Secretarias Municipal e Estadual de Esportes para a contagem dos pontos.

Salientamos que os materiais (cartazes, folders e instruções) para as ações do Dia do Desafio estão disponíveis no protocolo, e para saber mais sobre as cidades que estarão competindo acesse o site: www.sescsp.org.br/diadodesafio.